Formatura da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens
A Universidade Federal do Pará UFPA celebrou a formatura de mais uma turma de alunos da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. A solenidade reuniu familiares, amigos, professores, servidores e gestores para celebrar a trajetória dos formandos, um grupo composto por estudantes de diferentes faixas etárias, unidos pelo compromisso com a educação transformadora. “Hoje é dia de celebrar, mas não deixem de refletir de como foi difícil a trajetória que os fez chegar até aqui. Celebrar a formatura não é apenas comemorar, mas também relembrar os momentos e celebrar as pequenas vitórias que, somadas dia após dia, construíram essa trajetória. Acreditem no potencial de cada um de vocês, nesta trajetória em que foram instigados a experimentar o atributo transformador do saber”, ressaltou o professor Hércio Ferreira, Diretor da Faculdade de Educação Matemática e Cientifica (FEMCI).
Durante a Cerimônia foram homenageados os professores da FEMCI: Valéria Risuenho, Lilian Pereira, Edivânia Alves e Francisco Smith, reconhecidos pela contribuição ao longo da formação. Max Oliveira emocionou-se em seu discurso em homenagem aos professores e ressaltou o diferencial do curso. “A Licenciatura Integrada é um curso completo, nela tivemos o privilegio de contar com um corpo docente excepcional. Agradecemos aqueles que nos ensinaram que a ciência está presente em tudo e ao nosso redor, que plantaram em nossos corações o desejo de continuar aprendendo, dar continuidade nos estudos e nos complementam como educadores que fazem a diferença na sociedade brasileira”.
Numa turma plural, jovens recém-saídos do ensino médio dividiram espaço com quem retomou os estudos após anos afastados da sala de aula, como o Fernando Martins que prestou o vestibular no mesmo processo seletivo que a filha Fernanda Martins, os dois ingressaram juntos na UFPA e, nesse momento, ele celebra a conquista da conclusão do curso, com muitas expectativas para o futuro. “Agora eu vou dar continuidade. Essa foi a minha primeira conquista na UFPA, temos que buscar mais, partir pro mestrado, dar aula para as nossas crianças. Só sei que eu tenho que levar esse conhecimento para compartilhar com todos”.
A cerimônia sela o fim de um ciclo e o início de uma nova etapa na vida profissional dos formandos. Com a educação como missão, eles seguem prontos para o futuro, seja no serviço público, na carreira acadêmica ou nas salas de aula, construindo com seus alunos, um futuro mais justo, crítico e humano, como destacou o professor Eduardo Vieira, Diretor do IEMCI. “Vocês têm alguns desafios a partir de hoje, diferente dos que enfrentaram ao chegar até aqui. Existem muitas possibilidades para o futuro profissional de vocês, mas é necessário lutar, se mobilizar. Não peguem o diploma e se acomodem, lutem pela inserção, cada vez maior, nos espaços em que este curso é extremamente necessário: na formação dos estudantes nos anos iniciais. Vão e façam a diferença, coloquem em prática tudo aquilo que vocês aprenderam”.
Redes Sociais