Graduação
O Instituto de Educação Matemática e Científica possui um curso de graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Criado no ano de 2008.
No que tange à formação geral pretende promover ‘iniciação acadêmica e científica’ aos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental, mediante a abordagem interdisciplinar de questões abrangentes e fundamentais de conhecimento científico e social. Ao mesmo tempo, planeja-se criar um ambiente de estudos e de debates sobre a realidade contemporânea – incluída imprescindivelmente na formação docente – e, em particular, sobre o contexto sociocultural do Estado do Pará, da Região de inserção da UFPA e, especialmente, da Região Amazônica.
O curso é o primeiro dessa modalidade no Brasil e trata-se de uma inovação que visa a melhoria da Educação Básica, por meio da inserção de professores com formação acadêmica diferenciada. A elaboração da estrutura curricular da LIECML levou em consideração resultados de pesquisas educacionais sobre problemas de ensino-aprendizagem de Ciências, Matemática e Língua materna recentemente desenvolvidas.
Assista ao vídeo documentário sobre a criação do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esta é uma produção do Projeto ANIME CIÊNCIA/IEMCI/UFPA (Setembro de 2016) - Link: https://www.youtube.com/watch?v=XvppFwqP4qM
O curso Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens concluiu uma turma em Ponta de Pedras – Marajó – Pará. A iniciativa teve apoio da Fundação Carlos Chagas e formou 38, dos 40 aprovados no vestibular, em 4 anos de duração. Assista o documentário da Academia Amazônia sobre o assunto. Vídeo produzido em Abril de 2016.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=2aoGBvKcLnA
Licenciatura Integrada recebe homenagem da segunda turma de formandos – ingressantes da Turma 2011 – produção de 2015. Trata-se da aula da saudade!
Link: https://www.youtube.com/watch?v=q9ZLJtUvxzs
Para maiores informações, consultar www.femci.ufpa.br
Redes Sociais