GEMAZ e GEDIM-Statistic lançam ebook que apresenta práticas letivas a professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística (GEDIM Statistic) lançaram o ebook “Práticas para ensinar, aprender e avaliar em aulas de matemática”, sob organização da professora Isabel Lucena e os doutorandos Jeirla Monteiro e Weverton Raiol. A obra foi concebida a partir das oficinas do projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, visando estimular professores a adotarem práticas exploratórias, desafiadoras, lúdicas, reflexivas, tecnológicas e criativas, e está disponível para download gratuito.
As oficinas do projeto alcançaram 435 professores da rede pública de Belém e Bragança, no Pará, e o livro digital é mais uma ação que possibilita a ampliação dessas experiências para outros professores do estado e do país. Com o selo editorial do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI-UFPA), o ebook reúne 12 capítulos de autoria de docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPA), e apresenta recursos e atividades que podem auxiliar os professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para os quais a obra foi direcionada e divulgada.
Também integram a obra o prefácio de Elsa Isabelinho Barbosa, professora doutora vinculada à Universidade de Évora (Portugal), e o posfácio de Noemia Rodrigues dos Santos, professora mestra vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Belém e à Secretaria de Educação do Estado do Pará. Como elas destacam, os capítulos são convites práticos para a construção de uma Educação Matemática mais (res)significativa.
Sobre o Bora lá
O referido projeto foi às escolas públicas realizou oficinas de formação continuada para professores 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em municípios paraenses, construindo e compartilhando conhecimentos na integração da Universidade com a Escola. A equipe foi composta por docentes e pós-graduandos que pesquisam e atuam na formação de professores em Educação Matemática e Educação Estatística, com apoio do PPGECM e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.
SERVIÇO:
Ebook “Práticas para ensinar, aprender e avaliar em aulas de matemática”
Acesse e compartilhe o ebook gratuitamente: https://doi.org/10.5281/zenodo.14511799
Redes Sociais