XXII ENEQ 2024
O XXII Encontro Nacional de Química, realizado na Universidade Federal do Pará, no período de 9 a 12 de setembro trouxe para a capital paraense um evento com temas atuais no ensino de química. Foram mais de mil e cem inscritos que participaram de palestras, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos, um marco para o ensino de química na Região Norte. “Ficamos felizes pela vinda do ENEQ para Belém porque atendeu a demanda de grupos do Estado Pará e da região Norte, como o próprio IEMCI e outros parceiros, que há muito tempo se dedicam ao ensino e a pesquisa em Educação em Ciências e Química, no ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação, mas que historicamente, tiveram menos oportunidades de sediar e participar de eventos dessa natureza. Foi uma oportunidade também de interação com pessoas de outras regiões do país e de fortalecimento de nossos grupos de pesquisa.”, destacou o coordenador do evento, professor Wilton Rabelo.
O paulista Claudio Locatelli, que é professor e Coordenador de Curso de Licenciatura em Química elogiou a organização do evento e já está se programando para voltara a Belém. “A organização do evento foi maravilhosa. Gostei muito da cidade do movimento, todos os eventos foram bem organizados, estruturados, tudo aconteceu no horário correto e me anima muito vir aqui, para mais um evento no ano que vem.
O XXII ENEQ trouxe como tema “O ensino de química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro”, o que para o professor Ronilson Freitas foi de grande importância. “O evento está sendo muito bom para compartilhar informações, resultados de pesquisas atuais no ensino de química e também formalizar parcerias, além de ser uma ótima oportunidade, principalmente por que a organização trouxe temas atuais no ensino de química. Sendo muito bom para aprender e compartilhar conhecimento. Estamos levando daqui as tendências mais atuais para o ensino de química”.
O Encontro Nacional de Química é considerado o maior e mais importante evento da área e teve sua primeira edição em 1982, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A vigésima segunda edição foi promovida pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), com realização da UFPA, por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e apoio da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA). “O ENEQ 2024 foi organizado em tempo recorde por uma equipe pequena mas muito competente e engajada. A programação foi organizada com cuidado para que temas contemporâneos de pesquisa pudessem ser agraciados e houvesse uma representatividade de pesquisadores de diferentes regiões do país. Acredito que o evento cumpriu bem o objetivo de promover a intercâmbio e a discussão de ideias inovadoras para o ensino de química, aproveitando a boa estrutura de auditórios da UFPA legada da SBPC”, ressaltou o professor Jesus Brabo, da coordenação do evento.
Redes Sociais