PPGDOC conclui turma de mestrado em Canaã dos Carajás
O município de Canaã dos Carajás agora conta com professores mestres em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. A qualificação é fruto de um convênio estratégico entre a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura Municipal de Canaã e foi criada com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de ciências e matemática na educação básica daquela região, formando lideranças acadêmicas capazes de colocar em prática aulas mais eficientes e implementar ações pedagógicas que contribuam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem tanto nas escolas quanto nos cursos de formação de professores da região.
A turma de mestrado foi constituída por 22 discentes, entre professores da Secretaria de Municipal de Canaã dos Carajás e de outros municípios como Parauapebas, Eldorado dos Carajás, Marabá e Redenção. Os módulos das aulas foram realizados no período entre 2022 e 2023 e as defesas das dissertações foram realizadas ao longo dos meses de maio a julho de 2024. No período de 31 de julho e 2 de agosto aconteceu a Mostra de Pesquisas e Produtos Educacionais produzidos pelos egressos ao longo do curso. A Mostra esteve inserida entre as atividades da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás, contando com a participação dos profissionais de educação da rede. “Formar em nível stricto sensu professores mestres, na região de Canaã dos Carajás, com vistas ao avanço do ensino de Ciências e Matemáticas às crianças e jovens é, sem dúvida, um marco para nós professores formadores do PPGDOC/IEMCI/UPFA. Essa turma de mestrado foi nossa primeira turma fora de sede. Nos surpreendeu positivamente pelo comprometimento e seriedade dos professores da educação básica, pós-graduandos, que levaram a termo a constituição de si como professores pesquisadores da própria prática.”, celebra France Fraiha, Coordenadora do PPGDOC.
A equipe do PPGDOC segue sua meta de interiorizar a pós-graduação, abrindo turmas em municípios do interior para diminuir as dificuldades de deslocamento de professores dessas localidades que tenham potencial e queiram ingressar em programas de pós-graduação stricto sensu. “Com a finalização desse projeto de formação pós-graduada, consideramos que foi estabelecida uma nucleação de professores-pesquisadores capazes de alavancar os processos de ensino e de formação docente, impactando socialmente no contexto educacional do município de Canaã dos Carajás, bem como dos municípios circunvizinhos.”, destaca France Fraiha.
Redes Sociais