Exposição: Emaranhados Vegetais
A exposição “Emaranhados Vegetais” se propõe a compartilhar processos e afetos vividos entre pessoas que se juntaram às mesas de trabalho, primeiro em Belém - Pará e depois em Campinas - São Paulo, para pensar em suas plantas companheiras e criar com elas. A atividade é um trabalho desenvolvido em parceria pelos grupos de pesquisa “Cultura e subjetividade na Educação em Ciências” do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA, Programa de Pós-graduação em Artes PPGArtes/ UFPA e a equipe do Programa de Pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (PPGDCC), do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A exposição acontecerá no período de 04 a 09 de setembro no espaço “Casarão do Boneco”, no bairro Batista Campos, em Belém. Ainda na programação acontecerá o lançamento do livro-objeto - "Companhia como modo de atenção à Terra", que reúne as criações realizadas nas mesas de trabalho, e sentir a força de uma vida multiespécie, um entrelaçar de naturezas-culturas que nos convocam a levar a sério o que pode ser um arquivo comprometido com uma Terra viva. A mostra tem a curadoria de Maria dos Remédios de Brito e Silvia Nogueira Chaves.
No dia 09 de setembro, no horário de 16h às 18h será ministrada a oficina Artes, ciências e antropoceno. “A oficina é um convite para pensar e criar relações de companhia com as plantas que fazem parte do nosso cotidiano memória e imaginação”, explicou Marília Frade, uma das coordenadoras do evento. Agendamentos de visitas guiadas e inscrições na oficina através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
O Grupo de Pesquisa Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências desenvolve pesquisas que discutem a produção de subjetividades nas conexões com a cultura, a educação e a educação em ciências. Os estudos e projetos elaborados no âmbito do grupo tratam de temáticas que transversalizam os campos da arte, da comunicação, do cinema, da literatura, das narrativas de formação e autobiografia. Tal multiplicidade temática percorre as linhas da filosofia da diferença, da complexidade e da abordagem histórico cultural.
Redes Sociais