Página inicial > Notícias > Aula Inaugural PPGECM

Aula Inaugural PPGECM

O programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) deu início as atividades letivas de 2023. As boas vindas aos discentes foi marcada com uma programação com café da manhã, palestras e minicursos.

A mesa de abertura foi formada pelo Diretor do IEMCI, Prof. Dr. Eduardo Pontes Vieira, a Coordenadora do PPGDOC, Prof.ª Dr.ª France Fraiha Martins, o Coordenador do PPGECM, Prof. Dr. Marcos Guilherme Silva, o vice coordenador do PPGECM, Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves, e o representante discente Ady Wallace Jaques.

O diretor do Instituto deu as boas-vindas aos novos discentes, ressaltando a importância do curso para a região norte e destacando as projeções futuras: “Esse é o primeiro ano em que abrimos o programa com o conceito 5. Nós somos uma referência regional, com mais de duas décadas de trabalho, já formamos centenas de mestres e doutores e estamos espalhados não somente pelo estado do Pará, mas no Brasil e agora pelo mundo, pois a coordenação está fazendo um grande esforço para que a internalização do nosso curso aconteça”, destacou o prof.  Eduardo Paiva.

A internacionalização é uma das metas destacadas pela Coordenação do PPGECM, “Queremos avançar, chegar a nota sete no curso, e para chegar a esse patamar, precisamos passar pelo caminho da internacionalização e esse tem sido nosso foco, estamos trabalhando nesse sentido e já temos mobilidade discente para outros países e também estamos recebendo alunos de outros países para o nosso programa, nesse sentido, a segunda frente de trabalho é focar na internacionalização das nossas produções, pra que o mundo conheça o que o PPGECM da UFPA vem fazendo. O PPGECM entrou na rede de pós-graduação em educação da América Latina, e com isso possamos fazer intercâmbios entre grupos de pesquisa, de publicações”. Atualmente quatro discentes do PPGECM farão intercambio em outros países e o programa está recebendo outros quatro discentes de instituições de ensino de outros países.

O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática possui cursos em nível de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática e está organizado em duas áreas de concentração: Educação em Ciências; e Educação Matemática.

Aula Magna

A aula magna foi ministrada pelo Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro, atual presidente da Comissão que discute o Plano Nacional de Pós-Graduação no Brasil no decênio 2021-2030, ele falou sobre “O futuro de Mestres e Doutores no Brasil e na Amazônia”, onde apresentou os seguintes temas centrais estabelecidos para o PNPG: Avaliação em multidimensionalidade; Fomento e relações com o setor produtivo e a sociedade; Futuro dos egressos e dos ingressantes na pós graduação; Internacionalização e visibilidade geral; Alteridade e diversidade na pós-graduação; Assimetria regional e mobilidade interna, pesquisa institucionalizada e inovação e ciência brasileira e a pandemia.

De acordo com o Prof. Esper Cavalheiro, no atual quadro da globalização da ciência, a internacionalização é entendida como um instrumento estratégico para a qualificação da formação realizada na pós-graduação nacional, tendo em vista a difusão internacional da produção cientifica produzida, com intuito de alcançar a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural brasileiro, e ainda ressaltou: “Precisamos fazer a pós-graduação internacional. Uma das melhores possibilidades da pós-graduação é (o discente) sair do país e conseguir ver o tamanho do país em que vivemos, a importância da pesquisa para a ciência e tecnologia e qual o papel da ciência que eu faço no meu pais quando eu olho de fora”.

Acesse AQUI para assistir a aula na íntegra.