Página inicial > Notícias > Ibama - Pará e IEMCI/UFPA iniciam diálogos para o aprimoramento da Educação Ambiental

Título: IEMCI e IBAMA iniciam diálogos para o aprimoramento da Educação Ambiental

Representantes do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) estiveram reunidos no dia 27 de fevereiro para discutir possibilidades de parcerias entre as duas instituições, visando o aprimoramento da Educação Ambiental.

Durante o encontro a equipe do IBAMA apresentou os trabalhos e resultados das atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo órgão até então. Aline Pereira, do Núcleo de Biodiversidade do Pará, apontou resultados positivos registrados pelas ações do órgão antes do processo de decrescimento enfrentado por vários órgãos públicos nos últimos anos.

De acordo com a Unesco, a educação é um dos caminhos para enfrentar a crise ambiental que enfrentamos na atualidade. A educação ambiental enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e administrá-lo adequadamente.

O professor Eduardo Vieira, Diretor Geral do IEMCI indicou dentre as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas pelas Subunidades do IEMCI (Programas de Pós-Graduação, a Graduação e o Clube de Ciências da UFPA) ofertar práticas educativas às comunidades, produtos educacionais e formação continuada de professores no Estado do Pará e/ou servidores do IBAMA. Tais ações serão planejadas e desenvolvidas juntamente com a equipe do IBAMA, conforme necessidades advindas da parceria, lançando mão também dos materiais já produzidos pelo órgão no contexto educativo.

Participaram da reunião Alex Souza, Superintendente Substituto do IBAMA, os servidores do IBAMA, Luiz Paulo Albarelli, da Divisão Técnico-Ambiental; Aline Pereira do Núcleo de Biodiversidade do Pará; Matheus Santos - Prevfogo e Educação Ambiental. O IEMCI foi representado pela Coordenadora do PPGDOC, France Fraiha Martins, pela Diretora da FEMCI, Talita Almeida; Ariadne Peres Coordenadora do Laboratório de Ciências do IEMCI e o Professor Jonatas Barros, coordenador do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), além dos diretores do Instituto Eduardo Vieira e Wilton Rabelo.

Próximos passos

A professora France Fraiha Martins, Coordenadora do PPGDOC deverá presidir uma comissão no IEMCI para trabalhar conjuntamente com os educadores ambientais do IBAMA com vistas à elaboração de um projeto de pesquisa, ensino e extensão a ser desenvolvido nos próximos anos.