Quais são as metodologias inovadoras criadas pelos docentes para a alfabetização?
Abertas as inscrições para o curso: “Observatório da alfabetização remota: quais são as metodologias inovadoras criadas pelos docentes para a alfabetização?”
Estão abertas e vão até o dia 20 de dezembro as inscrições para o curso de extensão “Observatório da alfabetização remota: quais são as metodologias inovadoras criadas pelos docentes para a alfabetização?”. O curso é on line, gratuito e possui carga horária de 40 h. Serão ofertadas 100 vagas para docentes de municípios do Estado do Pará. As aulas acontecerão por videoconferência e os encontros virtuais acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de janeiro de 2021. O evento está sendo promovido pelo Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente.
Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição e ter disponibilidade para participar de atividades síncronas e assíncronas, como explica a coordenadora da atividade, Professora Elizabeth Orofino, responsável também pelo Laboratório Sertão das Águas. “O curso oferecerá estudo de referenciais sobre a ação docente e saberes especializados da docência na alfabetização, de forma que estes sirvam de subsídio para a análise problematizadora das práticas emergentes de alfabetização em ensino remoto, metodologicamente, o curso prevê três aulas síncronas e quatro atividades assíncronas, as quais envolvem leitura e discussão de textos acadêmicos de referência e análise de práticas e recursos didáticos elaborados por docentes para alfabetização de crianças via ensino remoto”.
O curso tem como público-alvo professores do ciclo de alfabetização dos municípios paraenses que fazem parte da pesquisa nacional em rede sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia covid-19.
Pesquisa Alfabetização em Rede .
No início de dezembro foi publicado na Revista Brasileira de Alfabetização o primeiro relatório da ‘Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e sobre a recepção da Política Nacional de Alfabetização (PNA)’, de caráter quanti-qualitativo, a pesquisa é empreendida por 27 universidades públicas de todas as regiões do Brasil e foi realizada com professores das redes públicas e privadas de ensino, atuantes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil.
Acesse: ALFABETIZAÇÃO EM REDE.
Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente (LASEA).
O LASEA é um grupo de pesquisa, coordenado pela Professora Elizabeth Orofino e é destinado às atividades que envolvem as múltiplas linguagens, as alfabetizações, a leitura, a escrita, a literatura infantil e juvenil, a formação e o trabalho docente no ensino básico, fazendo interface com as diferentes áreas do conhecimento que constituem o perfil do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagem (UFPA).
O objetivo geral do LASEA é investigar a alfabetização em Belém do Grão Pará, sob a perspectiva histórico-discursiva e das práticas alfabetizadoras, e também contribuir para formação de pesquisadores no campo da alfabetização.
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