Página inicial > Notícias da FEMCI > Diálogos na FEMCI: acolhimento, afeto e aprendizagem

Diálogos na FEMCI: acolhimento, afeto e aprendizagem

A Faculdade de Educação Matemática e Cientifica com intuito de sistematizar o acolhimento necessário aos discentes, principalmente para alcançar aqueles mais vulneráveis social e emocionalmente, está promovendo os “Diálogos na FEMCI: acolhimento, afeto e aprendizagem”, um programa de rodas de conversa que deverá acontecer ao longo deste segundo semestre de 2023.

Os encontros, em formato de roda de conversa, têm por objetivo proporcionar aos alunos espaços e momentos de conversa e escuta, quebrando as tensões e identificando as dificuldades, com fins na promoção do bem estar, na melhoria do desempenho acadêmico, na motivação para o curso e na elevação da taxa de sucesso.

Rafael Saldanha, técnico em educação da Coordenadoria de Apoio ao Discente (CAD) da FEMCI, explica que a proposta surgiu após o acompanhamento do desempenho dos discentes. “Acompanhando nossos discentes da FEMCI no dia a dia em sala, bem como na interação em outros espaços para além, conseguimos perceber que muitos apresentam dificuldades de ordem emocional e de saúde mental: ansiedade, depressão, tristeza, desmotivação, vontade de desistir do curso etc. Essa situação tem impacto direto no desempenho individual destes alunos, e também nos indicadores de qualidade do curso. São cerca de 50 discentes que deixaram de assistir aulas (abandono) e estão atrasados para a colação de grau, o que afeta diretamente a taxa de sucesso do curso, prejudicando nossa avaliação institucional”. As reuniões serão conduzidos por duas equipes de psicólogos, uma de pesquisadores do curso psicologia do IFCH/UFPA, e outra da psicologia educacional da Superintendência de Assistência Estudantil.

O primeiro encontro acontecerá no dia 21 de setembro de 2023 e abordará o tema: Como minhas emoções afetam minha aprendizagem? A organização disponibilizou dois horários para contemplar os discentes que estudam tanto no turno vespertino quanto noturno. As reuniões acontecerão no auditório do IEMCI.

Diálogos na FEMCI: acolhimento, afeto e aprendizagem
Data: 21/09/2023.
Horário:
-17h para alunos da turma da tarde;
-19h para alunos da turma da noite.
Local: Auditório do IEMCI.