Formatura

A sociedade recebeu mais 31 profissionais para trabalhar com excelência na educação dos anos iniciais do ensino fundamental. A Cerimônia de formatura dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens para os anos iniciais do ensino fundamental, a primeira realizada após a pandemia reuniu graduandos, familiares, amigos e docentes em uma celebração marcada por muita alegria e gratidão, “É um dia tão esperado por todos nós, o dia que demonstra que toda nossa dedicação, choros, anseios, alegrias e risos valeram a pena durante esses anos na Universidade Federal do Pará”, descreveu Solange Souza, oradora da turma.

A Licenciatura Integrada é um curso inovador que prepara os estudantes para atuarem como professores nos anos iniciais do ensino fundamental, com letramentos científico, matemático, digital e da língua materna. O curso tem duração de quatro anos e proporciona uma formação ampla e abrangente, preparando os graduandos para enfrentarem os desafios da educação contemporânea.

A cerimônia de formatura foi presidida pelo Diretor Geral do Instituto de Educação Matemática e Científica, Prof. Eduardo Paiva, que ressaltou a importância da formação de professores comprometidos com a qualidade da educação. Também fizeram parte da mesa o a Diretora Acadêmica, Prof.ª Talita Almeida, o Diretor Adjunto do IEMCI, Prof. Wilton Rabelo e os professores Valéria Risuenho e Jesus Brabo.

Os discentes recordaram e fizeram homenagens em memória de Dienne Matiana Farias de Souza, discente que que que atuava na linha de frente durante a pandemia e foi vítima da covid-19, e a Professora Marisa Rosani Abreu da Silveira, que perdeu a luta contra um câncer. “(elas) Deixaram seus legados nas nossas vidas, na faculdade e na sociedade, não só com seus estudos, mas como exemplos de mulheres. Esse título também é delas”.

A cerimônia também contou com momentos de homenagens aos servidores da FEMCI, que foram reconhecidos pelos formandos por seu empenho e dedicação ao longo da jornada acadêmica. A turma escolheu para paraninfo os professores Valéria Risuenho Marques e Jesus Brabo, também foram homenageados os servidores Ana Cristina Cristo, Ariadne da Costa Peres; Elinete Oliveira Raposo; Elizabeth Orofino Lucio; Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento; Elizabeth Gomes Souza; Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues; Jonatas Barros e Barros

A formatura do curso de Licenciatura Integrada foi um momento memorável, repleto de emoção, significado e esperança. A celebração dessa conquista representa não apenas o fim de uma etapa, mas o início de uma nova jornada como educadores comprometidos em transformar vidas e sociedades por meio da educação. Parabéns aos graduandos pela conquista e que suas trajetórias sejam repletas de realizações e sucesso na nobre missão de educar!