Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Programas de Pós-Graduação do IEMCI alcançam excelência na avaliação da Capes
Início do conteúdo da página

Programas de Pós-Graduação do IEMCI alcançam excelência na avaliação da Capes

imagem sem descrição.

Os programas de pós-graduação vinculados ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) obtiveram resultados de destaque na Avaliação Quadrienal 2021–2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que analisa o desempenho dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em todo o país.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) alcançou nota 6, conceito que o posiciona entre os programas de excelência em nível nacional e internacional. Com 24 anos de atuação, o PPGECM consolidou-se como um dos programas pioneiros na área de ensino no Brasil e é, atualmente, o único programa da área com nota 6 na Região Norte. Segundo a coordenadora do Programa, Professora Lilian Pereira, o resultado representa o reconhecimento de uma trajetória acadêmica sólida. “Hoje somos o único programa de ensino nota 6 no Norte do Brasil. . O resultado alcançado reflete um trabalho coletivo sólido, conduzido com responsabilidade, planejamento e compromisso institucional, do qual tenho grande orgulho”, destacou.

O Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) foi avaliado com a nota 5, reafirmando sua consolidação, excelência acadêmica e relevância social no cenário da pós-graduação brasileira. O resultado projeta novos avanços institucionais, entre eles a implantação, em 2026, da primeira turma de Doutorado Profissional do Programa, marco que amplia sua atuação formativa. Para a coordenadora do PPGDOC, Professora Talita Almeida, a avaliação positiva é fruto do esforço coletivo. “A conquista resulta do trabalho articulado da equipe docente, da coordenação, dos discentes e egressos, assegurando a coerência entre ensino, pesquisa e extensão, além da produção de impactos formativos e educacionais consistentes, característica central dos programas profissionais”, ressaltou.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) obteve nota 4. O programa é considerado estratégico na oferta de doutoramento para professores que atuam na Amazônia legal. O curso é ofertado na modalidade de Associação em Rede, composta por 27 Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, integrando a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e está sob a coordenação do Professor Iran Mendes. A rede está estruturada em três pólos acadêmicos: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Para o diretor do IEMCI, Professor Eduardo Vieira, o resultado da avaliação dos cursos é motivo de orgulho institucional. “Os conceitos alcançados são fruto de um esforço coletivo que envolve professores, pesquisadores e gestores das subunidades, aliado ao apoio permanente da Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), fundamental para o fortalecimento das ações de pós-graduação na Universidade”, afirmou.

Os resultados reafirmam o compromisso do IEMCI com a excelência acadêmica, a formação qualificada de pesquisadores e professores e o fortalecimento da pós-graduação na região amazônica e no país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página