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IEMCI promove curso de aperfeiçoamento para professores de turmas multisseriadas no Marajó.

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A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), deu início a uma importante ação para a educação no arquipélago do Marajó: o curso de aperfeiçoamento para professores de turmas multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental que acontecerá até dezembro de 2026. A aula inaugural ocorreu no campus da UFPA em Soure e marca o início de uma formação abrangente, que beneficiará cerca de 1600 educadores que atuam em salas multisseriadas dos 18 municípios marajoaras. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, o diretor do IEMCI, professor Eduardo Vieira, o professor Hércio Ferreira, coordenador do projeto, Monica Pinto, chefe de Educação do UNICEF, Cezar Colares, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e Carlos Augusto Gouvêa, prefeito de Soure.

As turmas multisseriadas acontecem quando um professor desenvolve atividades pedagógicas para estudantes de séries e idades diferentes ao mesmo tempo e no mesmo espaço escolar, um cenário que acontece em todo o Brasil. Na região do Marajó, as turmas multisseriadas são uma realidade e um desafio para professores e alunos e contribuem para os baixos índices de rendimento escolar das crianças matriculadas na escola pública da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, etapa de ensino em que a alfabetização e letramento em língua portuguesa, matemática e ciências se efetivam.

De acordo com relatório do Projeto “Fortalecimento da educação dos municípios do Estado do Pará”, pesquisa realizada em 2022 pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará – TCMPA, dezessete municípios do Marajó apresentavam índices muito baixos nos rendimentos escolares das crianças matriculadas na escola pública da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O relatório elaborado pelo TCM-PA subsidiou a instalação do Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política de Educação do Arquipélago do Marajó (GAEPE-Arquipélago do Marajó).

Desde sua criação, o IEMCI tem se dedicado a desenvolver docência, pesquisa e formação que integram áreas do conhecimento como: Biologia, Física, Química, Matemática, Pedagogia, Língua Portuguesa e Ciências Humanas a partir do Curso de Licenciatura Integrada para os anos iniciais, sendo um campo fértil da docência. Tal expertise, habilita o Instituto a oferecer ao professor da turma multisseriada práticas criativas do fazer pedagógico na sala de aula, desenvolvendo propostas pedagógicas direcionadas ao ensino. “O IEMCI oferta Licenciatura Integrada, em parceria com o Campus de Soure. Já ofertou turmas pelo PARFOR, especializações e turmas de Educação a distância em várias cidades do Marajó. Atualmente temos uma turma de mestrado em Breves. Sempre trabalhamos com o foco nos anos iniciais e em ações interdisciplinares”, destacou Eduardo Vieira, diretor do IEMCI.

Assim, o curso de aperfeiçoamento criado para atender a região do Marajó tem por objetivo compreender o potencial que é uma turma multisseriada e trabalhar para o seu desenvolvimento. Essa ação está sendo realizada em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Arquipélago do Marajó (GAEPE), buscando transformar os desafios das turmas multisseriadas em oportunidades pedagógicas significativas, valorizando o papel dos professores como mediadores do processo de ensino e aprendizagem.

Essa iniciativa é um marco para a educação no Marajó, evidenciando o compromisso da UFPA e do IEMCI com a formação de professores e a valorização da diversidade sociocultural e ambiental da região.

IEMCI no Marajó

O Marajó já recebeu ações vinculadas ao Instituto em diferentes municípios, envolvendo palestras, formações continuadas, cursos de graduação nas modalidades presencial e à distância, cursos de especialização, mestrado e doutorado, também foi um importante parceiro no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que atendeu dezenas de docentes da região. Atualmente oferece o curso de mestrado profissional no município de Breves.

Em 2023, o IEMCI ofertou o curso “Formação continuada para o aperfeiçoamento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental dos Municípios do Arquipélago do Marajó”. O curso aconteceu em parceria com o GAEPE- Arquepélogo do Marajó.

A expertise do instituto em áreas como a educação matemática, o ensino de ciências com foco na sustentabilidade e a alfabetização em língua portuguesa por meio de gêneros textuais diversificados tem possibilitado ações inovadoras, estabelecendo relações entre práticas pedagógicas, considerando os contextos ribeirinhos, rurais e urbanos das comunidades marajoaras.

Próximos passos

Com a turma inaugural iniciada em Soure, o curso seguirá com novas turmas previstas para dezembro de 2024. A proposta é capacitar professores com uma formação consistente, baseada em pesquisa, extensão e ensino, para enfrentar a realidade das salas multisseriadas.

Com essa ação, o IEMCI reafirma sua missão de promover educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional do Marajó e garantindo que a realidade educacional local seja transformada com respeito e inovação.

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