Página inicial > Notícias > I SEMINÁRIO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA AMAZÔNIA

I SEMINÁRIO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NA AMAZÔNIA

O Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação de Leitor (GELAFOL), criado em 2013, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA) e coordenado pelo Professor Dr. Nilo Souza, tem o prazer de convidar professores, pesquisadores e estudantes de graduação a participarem do I Seminário de Mediação de Leitura na Amazônia: práticas, espaços e resultados.

O evento que tem como objetivo divulgar e discutir sobre as pesquisas desenvolvidas em torno da leitura e da formação de leitores dentro do contexto Amazônico. A ideia é promover um amplo diálogo entre os variados grupos de pesquisa que fazem da leitura e da escrita seu principal objeto de estudo. Da mesma feita, busca-se a troca de experiências com outros coletivos que desenvolvem ações exitosas de mediação de leitura.

O evento tem pela frente o desafio de aprofundar os debates em torno da formação de leitor, tendo como contexto as múltiplas realidades da Amazônia paraense. Nesse sentido, o evento discutirá sobre problemáticas que envolvem: leitura e escrita, livros e bibliotecas, espaços de mediação de leitura, literatura e formação do gosto pela leitura, políticas públicas sobre leitura, currículo e formação acadêmica de mediadores de leitura.

Ao mesmo tempo, em que propõe a troca de experiências entre pesquisadores, profissionais da educação, estudantes e agentes comunitários, o evento pretende apontar caminhos para a construção de uma sociedade leitora e criticamente participativa.

SERVIÇO:
Data: 09 e 10 de novembro de 2023.
Local: Auditório A do ICED-UFPA.
Inscrições: