Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Professor Tadeu Oliver Gonçalves recebe homenagens em celebração aos 47 anos dedicados à UFPA
Início do conteúdo da página

Professor Tadeu Oliver Gonçalves recebe homenagens em celebração aos 47 anos dedicados à UFPA

imagem sem descrição.

Em 2023 o professor Tadeu Oliver Gonçalves completou 47 anos de magistério, os quais foram e, ainda o são, dedicados diariamente para construir uma sociedade melhor através da educação. A carreira no magistério superior iniciou em 1976, quando foi contratado como professor Colaborador do Departamento de Matemática da UFPA e desde então sua história tem sido marcada por amor, dedicação, lutas em prol do ensino, não só como professor, mas como grande líder e gestor dentro e fora dos muros da Universidade.  

Breve histórico

Em 1979 o perfil de gestor começa a despontar e ele participa da reestruturação do curso de Licenciatura em Ciências “curta” [sic] em Ciências do 1º grau. Em 1981 assume a coordenação do curso de Licenciatura em Ciências e permaneceu por 4 anos no cargo, em 1985 assumiu a direção do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) - atual Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), nomeação conquistada após vencer a 1ª eleição Direta e Universal para o Cargo no CCEN. Também ocupou a Direção do Departamento de Registro acadêmico (DERCA) - atual Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos – CIAC. Em 2003 foi nomeado presidente do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). Participou da criação e implementação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, bem como do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da UFPA, onde exerceu o cargo de diretor adjunto, também foi coordenador do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. Em 2020, assumiu de forma interina, o cargo de Reitor da UFPA.

Tantos feitos foram relembrados e celebrados durante a cerimônia de homenagem, realizada no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica que contou com a presença de amigos, familiares, gestores da Universidade e a comunidade Iemciana. A cerimônia foi marcada por relatos emocionantes que, por vezes, deixaram o homenageado com a voz embargada.

Muito emocionada, a professora Terezinha Valim, companheira da vida e de trabalho, destacou a parceria do casal. “São 45 anos que estamos nessa instituição trabalhando juntos. Quero destacar o empreendedorismo social que fizemos, quando lá em 1979 nós entendemos a necessidade de um espaço em que os nossos alunos pudessem praticar a docência desde o inicio do curso, trazendo as crianças para dentro do campo, trazendo uma proposta de docência para a iniciação cientifica dos nossos alunos. Tadeu quero expressar em nome do IEMCI, da nossa família, expressar gratidão pela tua trajetória”.

Gratidão foi a tônica da cerimônia. “Professor de muitos, mentor intelectual de tantos outros, pai de bem mais que três, obrigado e parabéns por esse momento, esse reconhecimento formal de sua contribuição para a UFPA. Gratidão é o tempo que não passará para nós, obrigado por estar e permanecer aqui”, expressou o professor Eduardo Vieira, Diretor Geral do IEMCI. O professor Wilton Rabelo, Diretor-Adjunto do IEMCI, relembrou os tempos em que foi aluno do Prof. Tadeu, e ressaltou o amor e cuidado que o homenageado sempre teve com a educação. “Sempre preocupado em fazer a diferença na realidade educacional do Estado, no nosso contexto tão adverso e difícil de trabalhar. Ele tem o compromisso com o desenvolvimento das pessoas, sempre se preocupa com os estudantes, seja aluno dele ou não, o que pra essa universidade é uma qualidade fundamental”.

O professor Emmanuel Tourinho, Reitor da UFPA, evidenciou as contribuições do professor Tadeu à Universidade. “Gratidão de toda a UFPA pelo que o professor Tadeu fez nesses 47 por nossa instituição e que ainda fará, no futuro, como professor voluntário da UFPA. Devo dizer que essas contribuições estão localizadas aqui (no IEMCI), onde junto com a prof. Terezinha lideraram o processo de criação de uma das unidades mais importantes, tão bem referenciada na nossa Universidade, que sempre olhou a diante, vendo o que mais pode ser feito em favor da educação do nosso estado, em favor da educação cientifica não só de quem está dentro da universidade, mas de jovens e crianças que estão dentro da educação. O que vocês construíram aqui é extraordinário e motivo de muito orgulho para a UFPA”.

Na oportunidade, o reitor entregou ao professor Tadeu a Portaria de Reconhecimento de Mérito e Elogio em face do zelo e dedicação demonstrados no desempenho de suas funções em seus 47 anos de serviços prestados a UFPA e relembrou as circunstancias em que o professor Tadeu assumiu o cargo de reitor. “Ele honrou o nome da UFPA, com a sua postura, exercendo a função de reitor. Ele foi uma pessoa fundamental pra que nossa democracia fosse garantida, pra que a vontade da nossa comunidade fosse respeitada e para que eu pudesse estar aqui hoje, como reitor o homenageando por tudo o que ele fez por nossa universidade”

Em tom de muita descontração, o homenageado relembrou que, apesar do apelo dos netos, vem protelando há 12 anos o pedido de aposentadoria. Destacou momentos marcantes de sua trajetória, como a participação no processo de interiorização da Universidade. “Por onde eu passei, sempre tentei fazer o melhor, esse sempre foi o meu objetivo. Foi uma honra muito grande não ser reitor da universidade, mas defender a comunidade universitária do golpe que estava previsto para ser instalado na Universidade. Foi um momento importante, assim como participar do projeto de interiorização porque, pra mim foi ali que a universidade começou com o projeto de inclusão.” e se emocionou ao agradecer as homenagens e carinho de amigos de outras unidades da UFPA que estiveram presentes para abraça-lo como as professoras Zélia Amador de Deus, Jane Beltrão, os professores Marcos Diniz, José Zamian. A cerimônia de homenagem foi concluída com a expectativa de permanência do Professor Tadeu na UFPA, agora na posição de professor voluntário.

registrado em:
Fim do conteúdo da página