Página inicial > Notícias > Biblioteca do IEMCI participa de atividade de disciplina do curso de Biblioteconomia da UFPA

A Biblioteca do Instituto de Educação Matemática e Cientifica recebeu alunos do curso de Biblioteconomia da Faculdade Biblioteconomia da UFPA, no mês de junho. A visita guiada faz parte de uma atividade da disciplina Gestão de Unidades de Informação II, ministrada pelo Prof. Dr. Williams Pinheiro da FABIB/ICSA. Cerca de 83 discentes participaram da visita que teve por objetivo aproximar os discentes de Biblioteconomia à realidade do mercado onde atuarão, uma atividade muito proveitosa, na avaliação do docente. “Escolhemos a Biblioteca do IEMCI para desenvolver essa atividade por ela possuir uma estrutura física (layout e acomodações), tecnológica, de produtos e serviços de informação que possibilita uma clara necessidade de uma biblioteca viva, inclusiva e que cumpre sua missão em um ambiente universitário. Foi um trabalho muito bom, os discentes tiveram uma boa participação”.

Dentre as atividades apresentadas, os discentes puderam acompanhar o fluxo operacional, as atribuições e desafios dentro da gestão da biblioteca do IEMCI. Para o discente Afonso Serejo foi muito proveitoso. “A disciplina de Gestão demonstra, em teoria, como é o gerenciamento de uma biblioteca e as possíveis dificuldades que o gestor e sua equipe podem encontrar. Ao visitarmos a biblioteca do IEMCI, pudemos ver na prática, pelos relatos da própria direção, como lidar com essas dificuldades, pois, como qualquer organização, a biblioteca enfrenta períodos de declínio, e sua equipe responsável acaba sempre adaptando-se conforme cada período desse chega”. Para a discente Amanda Martins, a visita foi uma experiencia muito importante. “Tive a oportunidade de ver na prática como gerenciar uma biblioteca, ver que uma boa gerência não ocorre somente em teoria, mas sim em um ambiente real”.

A visita guiada foi conduzida pelas bibliotecárias do Instituto. Os alunos ouviram sobre a experiencia de trabalhar em bibliotecas em espaços acadêmicos e não acadêmicos, “O profissional bibliotecário precisa conhecer a missão da Instituição, seja ela pública ou privada. A gestão em bibliotecas volta-se a missão de cada instituição” ressaltou a bibliotecária Me. Kátia Martins. A gestora da Biblioteca do IEMCI, Me Heloísa Gomes ministrou a palestra ‘Visão acadêmica e técnico-administrativa da Biblioteca’. “Nós fizemos questão de dar um acolhimento aos alunos, mostramos como funciona na prática o dia-a-dia de uma biblioteca. É imprescindível que os discentes, futuros bibliotecários, compreendam que a gestão de uma biblioteca envolve diagnóstico situacional, planejamento estratégico, desafios para inovação, e que este ideário parte de uma visão técnico administrativa da direção e demais bibliotecários da equipe. Na biblioteca do IEMCI, este ideário de integração entre bibliotecários e público-alvo dos serviços e produtos informacionais ofertados e foco nos usuários, vem sendo edificado ao longo de 15 anos e é necessário aperfeiçoamento constante, devido a cultura organizacional da equipe da biblioteca estar alinhada com valores, missão e visão do IEMCI e do SIBI/UFPA”.