Página inicial > Notícias > Projetos integrados continuam em 2021

Projetos integrados continuam em 2021

Os projetos integrados “Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino-aprendizagem na formação docente” e “Práticas socioculturais, modelagem matemática e decolonialidade na educação matemática”, sob coordenação da Profa. Dra. Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues e da Profa. Dra. Elizabeth Gomes Souza, realizaram encontros denominados “Encontros Autoformativos coletivos” com a participação de docentes, coordenadores e gestores da rede estadual de ensino, pais, integrantes da rede de bibliotecas, estudantes e egressos de graduação da Licenciatura Integrada do IEMCI, estudantes de Jornalismo e Medicina da Universidade Federal e  Estadual do Pará, estudantes de pós-graduação de programas de vínculo das coordenadoras do projeto.

Os encontros ocorreram mensalmente de agosto a dezembro de 2020 e tiveram como objetivo problematizar, discutir e propor práticas pedagógicas de ensino a partir da temática “Práticas de cuidado com o corpo”.

A proposta surgiu da necessidade de promover discussões de cunho pedagógico, didático e problematizador sobre os atravessamentos sentidos por todos e todas, neste momento pandêmico. Nesta direção, os participantes foram convidados a mensalmente discutirem, refletirem e planejarem coletivamente, práticas de ensino que refletissem cuidados com nossos corpos sensibilizados pela pandemia, em diferentes campos disciplinares e não disciplinares. “Tivemos como desafio realizar as autoformações de maneira remota pela plataforma do GoogleMeet para um número grande de participantes e de diferentes localidades, como comunidades ribeirinho-quilombolas, região metropolitana de Belém e município de Soure. Mas, ao longo dos meses, fomos refinando as dinâmicas semanalmente com a equipe de planejamento”, destacaram as coordenadoras.

De acordo com as coordenadoras, a participação coletiva e efetiva de diferentes vozes como professores, pais, coordenadores, diretores da escola básica, estudantes de graduação e de pós-graduação, egressos da Licenciatura Integrada e colaboradores externos à UFPA, na construção da proposta autoformativa é o grande mote dos projetos integrados. “A formação é Autoformação. Assim, cada sujeito se autoforma a partir dos atravessamentos de cada um. É uma autoformação coletiva permanente”, explicam as coordenadoras.

A professora Martha Sarmento, participante do projeto desde 2018, considerou que “Essa oportunidade, os encontros foram muito enriquecedores para nossa prática pedagógica”. Já a profa. Solange Ramirez destacou que “Valeu a pena, porque eu vejo que é muito conhecimento que nós podemos inserir em sala de aula e expandir também para além dela”.

O projeto terá sequência em 2021. Para o primeiro semestre, as coordenadoras organizarão produções acadêmicas coletivas das discussões, problematizações e planejamentos de ensino gerados no âmbito dos projetos em 2020. As reuniões mensais serão mantidas a partir de março de 2021, com vistas aos refinamentos teóricos e metodológicos de pesquisa e de ensino, com base nos estudos do filósofo Luwig Wittgenstein, de Magda Soares, Estudos Decoloniais, Estudos bakhtinianos, entre outros.

Os encontros do projeto geram certificados mensais de 3 a 9 horas de carga horária. Para participar dos projetos integrados em 2021, professores, coordenadores, gestores de escolas, estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPA e colaboradores externos devem enviar email para “O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.", preencher formulário de intenção e de compromisso.