Página inicial > Notícias > Formatura da turma de Licenciatura em Ciências, Matemática e Linguagens pelo PARFOR em Abaetetuba.

Momentos de muita emoção durante a solenidade de outorga de grau da turma de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, no município de Abaetetuba, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A solenidade aconteceu no dia 5 de outubro e concedeu a outorga de grau a 20 professores da educação básica, em cerimônia presidida pelo vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira da Silva.

Para o professor Gilmar Pereira, um dos momentos mais marcantes da cerimônia foram as homenagens que os alunos prestaram aos professores presentes e in memoriam ao Prof. Sergio Moraes. “Foi muito emocionante. Melhor ainda ver o orgulho da turma. Fiquei muito feliz em ter presidido a cerimônia, eles fizeram uma bela homenagem aos professores e principalmente ao nosso querido e saudoso Sérgio. Parabéns ao IEMCI. Parabéns a UFPA”.

O curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens foi criado em 2010 na UFPA, onde conta com turmas regulares no Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI). Através do Parfor, o curso foi ministrado em seis municípios paraenses, formou mais de 130 alunos e teve uma das menores taxas de evasão dentre os cursos oferecidos na UFPA. “Foi emocionante a cerimônia. Fico feliz em saber que fiz parte da criação desta Licenciatura, ou seja, valeu a pena brigar pela criação do IEMCI e por conseguiste a criação da Licenciatura ”, celebrou o professor Tadeu Oliver Gonçalves.

O Parfor está em vigor na UFPA desde 2009. O programa surgiu com objetivo de oferecer cursos superiores públicos de primeira ou segunda licenciatura para profissionais do magistério que não possuem formação superior na área em que atuam, com o intuito de reduzir as demandas por formação docente, principalmente, nas regiões mais remotas do país.

O Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens teve participação no Programa no período de 2011 a 2019. Na avaliação do coordenador do Projeto no IEMCI, o curso proporcionou aos alunos uma formação diferencial a esses estudantes. “Uma das principais contribuições do curso foi promover uma formação em parceria com as escolas, ambiente de trabalho dos professores em formação inicial. Também buscamos construir com os licenciandos a ideia de que é possível, e desejável, ensinar Ciências e Matemática desde os primeiros anos de escolarização, para estudantes que estão no início do processo de alfabetização na Língua Materna. O contato com Ciências e Matemática e outras áreas curriculares, ajuda a atribuir sentido e significado a esse processo, ampliando a concepção de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais”, destacou o professor Wilton Pessoa

No município de Abaetetuba houve uma única turma do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA e contou com um índice de 80% de estudantes que concluíram o curso, motivo de muito orgulho para a direção do IEMCI. “São esses momentos que nos constituem mais fortes e firmes com contribuição fundamental da UFPA à sociedade, a despeito das crises. A emoção foi tamanha em Abaetetuba! Pelos 20 formados dos 25 ingressos, pelas homenagens aos professores e técnicos, em especial pelo Sérgio, pelo engajamento e dedicação da equipe docentes IEMCI/ Parfor com a formação de professores para os anos iniciais da educação básica. Sigamos como um beija-flor!”, comemorou a professora Isabel Lucena, diretora do Instituto.